*/ --> ]]>

Pages

tudo o que você sempre quis saber

24 setembro 2012



DANOS QUE O FORMOL CAUSA A SAÚDE   (Nubia Ferrari)




O formol (ou metanal) é um dos produtos químicos mais usados atualmente. Sua utilização em grande quantidade ou sem devidos cuidados, pode trazer grande problema para a saúde.

Nos salões de beleza vemos vários tipos de tratamento para os cabelos, alguns para fazê-los enrrolar em cachos, outros para deixá-los lisos e soltos. E ali, escondidinho, embutido em alguns produtos de beleza, temos o tão falado formol.

De nome oficial metanal e possuindo sinônimos como formalina, óxido de metileno, componente de exaustão de diesel e produto da pirólise (queima) de revestimento de eletrodos de solda, o formol é o aldéidomais simples existente, de forma molecular H2CO. Possui uma massa modelar de 30.03 g/mol, com ponto de fusão em - 92 ° C e ponto de ebulição em -19,5º C.

Os problemas gerados pelo formol em contato excessivo com o nosso organismo; Os órgãos afetados são: sistema respiratório em geral, pele e olhos. Os sintomas são: tosse, lacrimação, irritação nos olhos, no nariz (chegando a queimaduras) e na garganta, espasmos bronquiais, dermatite e irritação pulmonar.
Alguns estudiosos acreditam que o formol pode ser concerígeno, sendo responsável por alguns casos de câncer no pulmão, no nariz, no cérebro e leucemia.

Indenpendentemente de ser cancerigeno ou não, o que devemos saber é que o formol, mesmo usado em pequena quantidade, é perigoso para nossa saúde.
A quantidade máxima e segura, permitida pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilência Sanitária) é de 0,2 %, dosagem insulficiente para produzir um alisamento nos fios.

fonte: www.esteticabr.com/o-formol-e-a-sua-saude/

PRODUTOS QUE POSSUEM FORMOL EM SUA FORMULAÇÃO:

- shampoos para cabelos lisos
-esmaltes
-estratos de tomate
-tecidos, entre outros ...

Mas nesses casos, é utilizado o formaldeído, os 0.2% que a ANVISA permite. Sendo usado somente como conservante.







0 comentários:

Postar um comentário