*/ --> ]]>

Pages

tudo o que você sempre quis saber

04 novembro 2012

Lente de Contato (Arianne Oliveira)


História


A ideia de aplicar lentes corretivas diretamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, e ideias similares surgiram de René Descartes em 1636, mas foi somente em 1887 que o fisiologista alemão Adolf Eugen Fickconstruiu as primeiras lentes de contato.

Tipos

As lentes de contato são classificadas em diferentes maneiras.

Por função

Lentes de contato corretivas

Servem para corrigir erros de refração, como por exemplo, miopia.

Lentes de contato cosméticas

Servem para colorir a superfície dos olhos, também podem dar formas diversas à pupila.

Lentes de contato corretivo-cosméticas

Têm ao mesmo tempo as funções corretiva e cosmética.

Lentes de contato terapêuticas

Servem para tratar distúrbios não-refrativos do olho. Costuma ser usado após cirurgias corretivas, como LASIK, PRK e PTK.


DICAS IMPORTANTES

1 – NUNCA compartilhe sua lente de contato com ninguém. (Parece estranho, mas tem gente que faz!). Isso não é nada higiênico e aumenta a chance de contaminação.

2 – NUNCA lave sua lente com água da torneira, água filtrada, água boricada etc.. Você estará se arriscando a pegar uma grave infecção ocular. Use sempre e somente as soluções especificas para limpeza e higiene das lente de contatos. Existem várias disponíveis no mercado.

3 – Caso sua lente de contato caia do seu olho na rua, NÂO coloque-a no olho sem fazer sua correta higiene antes. NUNCA a coloque na boca para limpar e depois coloque no olho (também parece estranho, mas juro que tem gente que faz). O risco de infecção é enorme.

4 – Descarte as lentes no prazo determinado pelo fabricante mesmo que elas lhe pareçam boas. As lente de contatos com prazo vencido acumulam mais proteínas e as bactérias aderem mais facilmente aumentando o risco de alergias e infecções.

5 – Interrompa o uso e procure seu oftalmologista ao menor sinal de irritação com as lente de contatos. Principalmente na ocorrência de vermelhidão intensa, dor e/ou turvação visual. Não insista. Vá ao médico.

0 comentários:

Postar um comentário